domingo, 22 de abril de 2012

A Taxa de Rejeição como diminui elas


O que todos que estão entrando no mundo da internet para escrever ter um blog, ter um site   e os que utilizam da  ferramente do Google Analytics para rastrear o número de visitantes que chegam até seu site,(programa que faz  analise detalhado do seu blog / site de vez em quando se depara com uma estatística não muito agradável). Dentre todas as informações que o Analytics oferece, sem dúvida a que nos deixa mais chateado é a taxa de rejeição das páginas de nossos blogs.
Vou explicar de uma forma simples sobre o que é a taxa de rejeição de um site .
No caso do seu site ou blog  a taxa de rejeição é medida quando um visitante chega ao seu Blog /site (ou uma determinada página) até o momento em que ele sai,é contado os segundos e milésimos . por acaso esse visitante encontre um artigo qualquer em seu site através da busca do Google ou através de uma referencia em outro site / Blog, e, suponhamos que esse visitante não achou interessante o artigo e saiu imediatamente da sua página, a taxa de rejeição daquela determinada página será altíssima, em torno de 90% a 100% ,porque ele veio entrou e saiu logo e não leu nenhum artigo que você escreveu .
A pergunta que não quer calar : Mais eu só crio artigos de qualidade em meu site, todos os meus textos são claros e fácil de compreensão  a linguagem que utilizo é a mais próxima do informal, fazendo com que os leitores entendam o que eu estou relatando, o que há de errado com o meu site ?
Calma, por que não há uma média aceitável para a taxa de rejeição. Pois algumas páginas do seu site poderá ter taxa de rejeição de 100% e outras de 40%, isso é muito relativo, pois ninguém sabe o que o visitante está querendo. Vale lembrar que existem aqueles que chegam até seu site “sem querer”  e caiem  de para-quedas e saem no mesmo instante, fazendo com que a média da taxa de rejeição aumente, e vários outros fatore.

O que fazer para baixar a taxa de rejeição das minhas páginas ?


A primeira dica é tentar entender através de qual referência esses visitantes estão chegando ao seu artigo, se forem da busca do Google, através de qual palavra chave ele chegou até seu site. A partir daí você começa a se perguntar: O artigo que escrevi está realmente trazendo informações possíveis ao meu visitante? Por que se esse visitante chega até seu site através de uma busca feita por "Ganhar Dinheiro " e você não deixa claro em seu artigo sobre como Ganhar Dinheiro, ou quem sabe seu artigo fale sobre “Afiliados”, é 100% de certeza que esse visitante deixará seu site, sem nem ao menos visitar as outras páginas. Portanto, o que deve ser feito – e que já foi dito e muito aqui no Ganhar dinheiro  – é editar esses artigos fazendo com que seus visitantes compreendam melhor o que você está tentando passar.


A segunda dica é utilizar em seu blog algum plugin de “artigos relacionados“. Um exemplo disso é os artigos relacionados, que existe no final desse artigo que você está lendo. É extremamente válido que você crie uma frase chamativa para essas páginas, como a que o Celso utilizou: “Você também poderá gostar de…” O visitante pensará: “Ora, se eu gostei desse, eu vou gostar desses outros também!” E a partir daí você já vai fidelizar o seu visitante e irá baixar a taxa de rejeição daquela determinada página, pois o visitante não deixou seu site, ele continuou e ainda foi visitar outras páginas em seu site.

A terceira dica, e creio eu que essa é a melhor delas, é citar páginas do seu blog no espaço a baixo do artigo que está sendo lido pelo visitante. Vendo outros portais gigantes na web, eu percebi que eles inserem links para outras página no meio do artigo, fazendo com que o visitante encontre algum assunto interessante se por acaso ele não estiver gostando do que está lendo.  você pode fazer um artigo excelente, mais sempre terá 10% das pessoas que não vão achar o seu artigo interessante, ou que não ajudará no que esse visitante está querendo.
Para fazer referência a essa terceira dica, olha que estratégia interessante que o portal de notícias da G1 utiliza em suas notícias. Eles inserem no espaço do quadro  da notícia, três ou quatro links de outras notícias que fará com que o visitante não saia do site (ou da página em que ele esteja) e sim, fará com que ele visite outras páginas do site.

Outra coisa também é ser criativo, na categoria de notícias sobre Fórmula 1 eles aderiram a uma caixa com imagens chamativas para assuntos relacionados ao esporte, como a classificação dos pilotos, a classificação dos construtores, a uma galeria de fotos e vídeos.
Agora pare para pensar! Quantos desses visitantes que estão lendo aquela determinada notícia sobre Fórmula 1 vão querer ao final dela, ir para uma página que mostra a classificação dos pilotos?
Praticamente 99% dos visitantes, o que causa assim uma queda gigantesca na taxa de rejeição daquela página.

Então galera, essas são três dicas que você poderá utilizar em seu blog para que a taxa de rejeição de seus artigos sejam reduzidas. Lembrando que não existe uma porcentagem que é considerada adequada para a taxa de rejeição. Em minha humilde opinião, creio que 50% de taxa de rejeição seja mais do que o ideal.

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