sexta-feira, 15 de junho de 2012

Facebook : Tutorial de Linha do Tempo




Para quem trabalha com  e vive  da internet foi um ajuste melhor para nois que trabalhamos com projetos voltados para o publico internautas .Tudo que é novidade os jovens gostam,mais os conservadores .Principalmente, se temos alguma dificuldade para entender à primeira vista. A reação instantânea é não gostar, reclamar e até fazer campanha contra como em comunidades e  no msn messeger ,mais aos poucos os brasileiros vão acostumando . Aconteceu quando o Orkut mudou. E acontece agora que o Facebook, depois de se popularizar, decide mudar também. 

A linha do tempo (timeline), que ainda não está disponível para todos, é muito fácil e prática. Quando a pessoa vê pela primeira vez, fica meio perdida. Mas logo se encontra. 

Em breve, o novo layout da conta vai ser padrão. Já está disponível há algum tempo, mas era preciso fazer algumas gambiarras. Agora, há até uma página em português explicando como funciona e com um link para mudar. Se você ainda não mudou, acesse aqui e role a página até o final. 

Para entender como funciona sua nova página principal na rede social, pense na linha do tempo como um risco vertical no centro da página. Algo como aquelas marcações que você faz na porta de casa para anotar cada vez que vai crescendo.


Cada vez que posta alguma coisa, aparece uma marca no risco. E se um desses posts for legal, você pode destacá-lo, clicando na estrela - aparece quando passa o mouse sobre o post, no canto superior direito -, deixando um espaço maior para ele. Pode também editá-lo, clicando no lápis.


De repente, vai ver aquele risco vertical cheio de pontos. E todos eles com uma explicação sobre a marcação, ou seja, seu texto, foto, vídeo...

É simples assim. Ponto a ponto. 

Os pontos marcam sua linha do tempo
Antes, suas postagens ficavam em ordem cronológica, como um blog: um sobre o outro. Agora, isso é feito de forma mais organizada, por data, e mais bonita.

Destaque
Outra coisa bacana na nova página é a foto grande que fica na capa.bem destacável  É possível agora usar uma fotinha para identificar você nos posts e uma grande, de 850px por 315px, retratando uma cena que diga mais sobre você.


ara trocar estas fotos (do perfil e a grande), basta acessar sua capa e passar o mouse sobre elas. Na grande, passe o mouse e arraste para mostrar o trecho da foto que quiser. Se enviar uma no tamanho correto (850x315), ela se encaixa certinha.

MINILINHA DO TEMPO LATERAL
Mais uma novidade: a minilinha do tempo do lado da foto principal. Ali o leitor vai encontrar sua vida de forma cronológica, desde o nascimento até sua educação e empregos. 


MÚSICA, LIVROS, FILMES E OUTROS INTERESSES
Seus interesses não sumiram. Eles agora ficam em "Curtir", na página do seu perfil. Se preferir, vá direto à página digitando http://www.facebook.com/SEUPERFIL/favorites.

NÃO CONSEGUE INSTALAR?
Recebi vários comentários de pessoas com dificuldades para instalar o recurso. Sempre sugeri que limpassem o cache, fizessem o teste em outro navegador e até máquina, mas descobri que outros problemas podem impedir o funcionamento: 

- conta aberta recentemente. Aguarde, porque que logo será sugerida a mudança; 

- não confirmar um número de celular, o que pode ser feito emhttps://www.facebook.com/settings?tab=mobile

DESATIVAR A LINHA DO TEMPO
Se converter sua conta para a nova linha do tempo, não há como desfazer. Mas existe uma extensão que você instala em seu navegador e permite visualizar sua conta na forma antiga. Funciona no Chrome, Firefox e Internet Explorer. Acesse aqui. Role a página até "DOWNLOAD - SELECT YOUR BROWSER". O site detecta qual é o seu navegador e o ícone dele começa a piscar. Clique nele, instale a extensão e depois feche seu navegador. Abra outra vez e acesse sua conta do Facebook, que já deve estar com a versão antiga.

2 comentários:

  1. Olá Rodrigo !!! Adorei encontrar estas dicas aqui ! Apesar de usar a linha a bastante tempo, eu não sei muito bem lidar com ela, por exemplo esta sua dica da estrelinha, para dar destaque a uma postagem, eu não conhecia !! Já tinha visto o destaque em outras linhas do tempo, mas mexi, mexi e não consegui descobrir como fazia :)
    Suas dicas e explicações foram muito úteis para mim, obrigado !!

    Grande abraço e boa semana !

    ResponderExcluir
  2. Ever wanted to get free Instagram Likes?
    Did you know that you can get these ON AUTO-PILOT & ABSOLUTELY FREE by registering on Like 4 Like?

    ResponderExcluir